Todos atentos, aberta a temporada da IV Gincana estudantil 2013. Boa Sorte a todos!
ESTADO
DE ALAGOAS
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO E DO ESPORTE
14ª
COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA
ESTADUAL GERALDO MELO DOS SANTOS
Rua
G1, Qd. J6, s/n – Conj. Residencial Graciliano Ramos.
Tabuleiro
do Martins – Maceió/AL
CNPJ:
06.522.998/001-70 - Fone: 3315 -7940
IV
GINCANA ESTUDANTIL 2013
ATENÇÃO:
O aluno que não tiver notas regulares nas disciplinas cursadas em
sala de aula, não terá direito a nota do projeto.
TEMA:
A Criança e a vida jovem, aprendendo a ser e a conviver.
OBJETIVO
GERAL: Promover a
interação das crianças e jovens no ambiente escolar, fazendo com
que a criança seja capaz de crescer com ideias e consciência dos
fatos que movem o país através de ações que tem como foco
principal a aprendizagem unindo a criança e a escola.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS: A
interdisciplinaridade estará presente com ações concretas em cada
área educacional. Como:
-Promover
a conscientização da conservação do patrimônio público escolar.
-Conhecer,
valorizar e vivenciar ações culturais presentes na cultura
regional.
-Proporcionar
meios de interação e respeito com o profissional de educação.
-Despertar
através da música e da dança o interesse por outras atividades.
-Envolver
a família no processo ensino aprendizagem.
-Envolver
a comunidade em geral para ações sociais que ajudem nas
necessidades da escola.
FINALIDADE:
Trabalhar a auto-estima do nosso alunado promovendo a
interdisciplinaridade e ações pedagógicas, esta gincana tem por
finalidade o engajamento de toda comunidade escolar. Fazendo parte do
projeto (seminário) referente ao 1º semestre de 2013, contará como
um instrumento avaliativo de 0 a 10 pontos em todas as disciplinas de
2013. Viabilizando um bom relacionamento entre alunos, responsáveis,
professores, coordenadores, direção e demais profissionais da
escola, a IV Gincana estudantil vem mais uma vez trazer temas
importantes para o desenvolvimento pedagógico, onde a conservação
do patrimônio público será abordada de forma coerente, assim como
a cultura do nosso país, a valorização do professor, a semana da
criança e a solidariedade com ações sociais, com o objetivo de
promover a integração e socialização entre todos.
REALIZAÇÃO:
- Abertura Oficial: 30 de agosto de 2013.
-Final: 11 de outubro de 2013
INSTRUÇÕES
GERAIS
-O
Projeto será lançado no inicio do ano letivo de 2013,
onde deverá obedecer a ordem de datas para realização, sendo da
seguinte forma:
De
acordo com o planejamento a gincana será um instrumento avaliativo
do 1º semestre, o aluno que não participar terá nota 0
(ZERO) no
referido instrumento, sem direito a reposição de nota por parte do
professor.
De:
24 a 26 de julho –
Período de inscrição com os representantes de turma.
Dias
26 a 30 de julho – data
final para entrega da inscrição junto à direção do projeto (Dir.
Carla).
Dia
30 de agosto – 1ª etapa
e Abertura oficial – Cultura Regional (São João fora de época).
De:
26/07 a 11 de outubro –
Realização do projeto.
Dia
11 de outubro – 2ª etapa
e final da IV Gincana estudantil.
-Cada
turma será representada por uma cor escolhida mediante sorteio. Onde
todos deverão em todas as etapas da gincana estar caracterizados com
uma camisa da cor escolhida, mesmo que seja lisa.
-Cada
equipe deverá ter um mascote que represente sua turma, onde a
homenagem deverá ser a criança brasileira. Poderá ser exposto em
cartaz, faixa, boneco confeccionado com material reciclado ou na
camisa da turma.
-Cada
equipe deverá ter um grito de guerra de acordo com o tema proposto.
-Não
será permitido o uso de fogos de artifício, papel picado ou
qualquer instrumento musical nas culminâncias do projeto.
-A
turma será acompanhada por um ou dois coordenadores que serão
professores da referida turma.
-As
notas poderão sair individuais no final do processo de acordo com
relatórios que serão pedidos em formulários próprios entregues
aos líderes do projeto. Lembrando que o projeto requer participação
de todos e não apenas dos representantes de sala ou líderes de
ações.
SUGESTÕES
Pensando
em facilitar o andamento do projeto promovendo a interação entre
todos segue algumas sugestões para um bom desempenho do projeto.
1-
Conte quantas atividades serão realizadas e divida a turma em grupos
que possam ficar com determinadas tarefas.
2-
Cada grupo deve ter prazos e fazer seus relatórios individuais.
3-
Cobre dos grupos o planejamento e execução das tarefas.
4-
Sempre anotar os grupos que estão fora do prazo ou descumprindo as
tarefas.
5-
Comunique ao coordenador da turma a falta de compromisso de algum
grupo para não prejudicar toda a turma.
6-Na
hora da divisão das tarefas tente fazer um processo democrático,
por votação para que os grupos trabalhem aquilo que tem mais
afinidade.
PONTUAÇÃO
Cada
tarefa terá uma pontuação exclusiva que deverá ser contabilizada
por “estrelas”, lembrando que as estrelas serão dadas conforme a
realização da tarefa, sendo fracionada caso a tarefa não seja bem
executada.
Ex.
Tarefa: Mascote = 5
Sendo
assim, a equipe que tiver mais estrelas será a vencedora, ficando a
pontuação do instrumento da seguinte maneira:
1º
Lugar: 10 pontos 9º Lugar: 6
pontos
2º
Lugar: 9,5 pontos 10º Lugar: 5,5
pontos
3º
Lugar: 9 pontos 11º Lugar: 5
pontos
4º
Lugar: 8,5 pontos 12º Lugar: 4,5
pontos
5º
Lugar: 8 pontos 13º Lugar: 4
pontos
6º
Lugar: 7,5 pontos 14º Lugar: 3,5
pontos
7º
Lugar: 7 pontos 15º Lugar: 3
pontos
8º
Lugar: 6,5 pontos
OBS:
De acordo com a participação individual de cada um as notas poderão
sair diferentes de acordo com os relatórios entregues. E o aluno não
participativo poderá ficar com a nota 0 (ZERO) mesmo estando
inscrito na gincana.
TAREFAS
1-INSCRIÇÃO:
75% da turma inscrita – 1
2-REGISTRO
DE AÇÕES – 7
A
turma deverá registrar com fotos e fatos todas as etapas da gincana,
ou seja, deverá fazer um mural expositivo com todas as fotos de
realização (as cenas deverão ter legendas). Apresentar na final da
gincana.
3-MASCOTE
DA TURMA – 5
-A
turma deverá criar um mascote infantil para representar sua turma,
sendo exposto em cartaz ou na camisa da turma.
Obs.
A camisa poderá ser dispensada na abertura, tendo em vista que a
turma deverá está caracterizada com o tema de abertura.
4-LIXEIRA
COM TEMA INFANTIL – 3
-A
turma terá até o dia 09 de agosto para apresentar e colocar na sala
de aula uma lixeira com tema alegre e infantil seguindo as medidas
matemática dadas.
Medidas:
25 x 30 cm de diâmetro e 30 cm de altura.
5-FRASE
DE INCENTIVO – 3
-Até
dia 23 de agosto a turma deverá criar e expor em sua sala de aula
uma frase de incentivo a conservação do patrimônio público
escolar.
6-CONSERVAÇÃO
DA SALA DE AULA – 55
-A
partir do dia 29 de julho, a sala de aula deverá estar sempre limpa
e organizada. Conscientizando a todos que lugar de lixo é na lixeira
e que as carteiras devem estar arrumadas. Cada dia valerá 1 , o
descumprimento de qualquer dia
implicará na perda de (-1 )
7-HORTA
ESCOLAR – 40
-Trabalhando
essa tarefa com seriedade no ano de 2013, teremos um professor
exclusivo e conhecedor do processo nesta tarefa, onde cada turma
deverá disponibilizar apenas 10 alunos (onde deverão permanecer os
mesmos 10 alunos até o fim) para dar andamento à horta escolar. O
professor Thiago será o responsável e fará um horário especial
com esses alunos para andamento dessa atividade.
8-DIA
“E” DO EMCAPAMENTO DO LIVRO DIDÁTICO
– 5 (por porcentagem)
-No
dia “E”, a turma deverá apresentar um cartaz informativo
retratando a importância do livro didático na escola e expor nos
corredores da mesma.
-Dia
03 de agosto, será o dia “E”, as turmas deverão apresentar os
livros didáticos do ano letivo 2013 devidamente encapados e
identificados com disciplina, nome do aluno, série e turma, e ano de
uso. As estrelas serão contabilizadas por porcentagem, onde:
30%
dos livros da turma- 5
50%
dos livros da turma- 7
100%
dos livros da turma – 10
9-DIA
“L” DA LIMPEZA NA ESCOLA – 10
-Dividida
em grupos exclusivos para este dia, a escola realizará um grande
mutirão de limpeza e manutenção na escola, as equipes ficaram
responsáveis por determinadas áreas que deverão ser lavadas,
limpas e organizadas. Deixando o espaço do aluno mais
agradável.(Data provável: 21/09)
10-ABERTURA
OFICIAL E 1ª ETAPA - ?
(Divisão feita em várias tarefas de abertura)
-Toda
abertura da gincana é feita com uma grande festa de
confraternização, tentando aproveitar tempos perdidos em nosso
calendário à festa da IV Gincana será “São
João Fora de Época do GMS”,
onde nossa escola se transformará em um grande arraial. Nesta
primeira etapa serão desenvolvidas inúmeras tarefas, seguem abaixo:
*Balaio
Junino- (10 ) cada
turma deverá doar um balaio junino, onde cada aluno participará com
seu nome no sorteio do balaio. (sugestões de itens em anexo).
*Rifa
junina- (10
rifas = 5 ) cada aluno(a) da turma receberá duas rifas juninas
que dará direito a convidar um parente para participar da festa,
cada rifa será no valor de R$
2,00 que dará direito ao
participante a concorrer ao balaio junino doado pela turma.
Obs.
Prestar conta das rifas até dia 23
de agosto.
*Caracterização
da turma- (5 )de
acordo com o tema da festa a turma deverá vir caracterizada.
*Ornamentação-
(3 ) a turma deverá enfeitar o local da festa de acordo com tema,
com enfeites da época e 30m de bandeirolas.
*Cidade
cenográfica- (10) cada
turma terá uma tarefa própria da cidade cenográfica, onde a
intenção é montar uma cidade cenográfica de interior que
representa os festejos juninos. Ficando distribuída através de
sorteio mediante inscrição. A cidade terá:
1
igreja
1
casa de forró
1
casa de farinha
1
cemitério
1
prefeitura
1
farmácia
1
delegacia
1
escola
1
hospital
1
casa da vovó
1
barraca de argolinha
1
barraca de tiro ao alvo
1
barraca do beijo
1
barraca de refrigerante e água
2
barracas de comidas típicas
*Apresentação
junina- (20 )
-Através
de sorteio, cada turma deverá fazer uma apresentação junina de
acordo com os estados do nordeste + a cidade de Maceió. A turma
deverá fazer a pesquisa sobre esse tipo de cultura na época junina
para explicar antes de cada apresentação e entregar o
trabalho escrito a coordenação da gincana... Essa pesquisa valerá
2 , o trabalho escrito 8 e a apresentação 10 .
Os
estados e a cidade deverão ser conhecidos pela turma através de
sorteio no ato da inscrição. Cada apresentação deverá ser de no
máximo 10 min. Ultrapassando esse limite a equipe poderá perder
estrelas. (OBS: A turma deverá informar a coordenação da gincana à
apresentação escolhida).
*Casal
Matuto- (5 )A turma
deverá apresentar um casal de matutos para o concurso Casal Matuto
GMS 2013; valerá a criatividade e caracterização.
*Concurso
de forró- ( 5 )A
turma deverá trazer um casal de pais (de alunos da turma) para
participar do concurso de forró (deverá está caracterizado de
acordo com a época).
*Ser
Feliz não tem idade –
(5 ) Cada turma deverá
trazer uma pessoa idosa da comunidade caracterizada de matuta junina
para concorrer a matuta da terceira idade mais bonita.
*Apresentação
de um prato junino- (3
) Cada turma trará um prato culinário da época junina para
apreciação dos jurados e professores, havendo um concurso de prato
junino 2013.
ATENÇÃO
Ao
final das apresentações as turmas deverão deixar o local limpo e
organizado.
2ª
ETAPA E FINAL DA GINCANA
11-DANÇA
COLETIVA ou MUSICAL DE ACORDO COM UMA
CULTURA DE UM ESTADO BRASILEIRO– (10
) Cada turma deverá pesquisar sobre a dança ou música típica
de um estado do Brasil para apresentar, a escolha será livre ficando
o estado do Brasil que chegar primeiro no ato da inscrição. (tempo
min. De 3 min e máx. De 10 min.)
12-CARICATURA
DO PROFESSOR – (5 )
Cada turma deverá trazer caricaturado a figura de um professor da
escola, fazendo uma pequena homenagem a esses profissionais, poderá
ser em cartolina, papel 40kg ou similar, contanto que fique visível
para todos.
13-APRESENTAÇÃO
INFANTIL - ( 20 )Em
homenagem a semana da criança, as turmas deverão escolher uma
história infantil e fazer uma apresentação, a escolha será livre
tendo como opção, teatro, apresentação circense, musical infantil
etc. Que seja de acordo com o universo infantil. (Duração: máx.
10min. e min. 3Min.).
14-PAINEL
DE RESPEITO A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE – (10
) Cada turma deverá criar um painel com uma mensagem criativa
sobre a criança e ao adolescente. Deverá ser exposto de forma
visível para todos.
15-AÇÃO
SOCIAL – ( ? )Criança
que brinca. Visando o mundo infantil, as turmas deverão arrecadar
brinquedos novos ou usados(em bom estado) para doação a crianças
carentes da comunidade. A cada 10 brinquedos 5 .
16-BAÚ
DO CONHECIMENTO - ( 2 ) Um
baú contendo questões de todas as disciplinas estudadas até a data
de 11 de outubro em sala de aula será colocada em um baú, onde
acontecerá sorteio para uma banca de 3 alunos responder no tempo
pré-estabelecido pela comissão de acordo com a questão. Cada
acerto ganhará 2 estrelas.
17-
TAREFAS SURPREZAS – ( ? )
-Poderão
ocorrer no decorrer da gincana tarefas surpresas. Fiquem ligados!
DATAS
DAS CULMINÂNCIAS
1)Dia
“E” (Encapamento do livro didático) – 10/08 – 8h
2)Abertura
Oficial (1º São João fora de época do GMS) – 30/08 – 13h
3)Dia
“L” (limpeza coletiva) – 21/09 – 8h
4)Final
da Gincana – 11/10 – 8h
ATENÇÃO:
Havendo necessidade algumas datas poderão sofrer alterações com
aviso prévio.
Boa
sorte a todos e sucesso!