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IV GINCANA ESTUDANTIL DO GMS 2013

Todos atentos, aberta a temporada da IV Gincana estudantil 2013. Boa Sorte a todos!

ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO ESPORTE
14ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL GERALDO MELO DOS SANTOS
Rua G1, Qd. J6, s/n – Conj. Residencial Graciliano Ramos.
Tabuleiro do Martins – Maceió/AL
CNPJ: 06.522.998/001-70 - Fone: 3315 -7940


IV GINCANA ESTUDANTIL 2013


ATENÇÃO: O aluno que não tiver notas regulares nas disciplinas cursadas em sala de aula, não terá direito a nota do projeto.


TEMA: A Criança e a vida jovem, aprendendo a ser e a conviver.


OBJETIVO GERAL: Promover a interação das crianças e jovens no ambiente escolar, fazendo com que a criança seja capaz de crescer com ideias e consciência dos fatos que movem o país através de ações que tem como foco principal a aprendizagem unindo a criança e a escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A interdisciplinaridade estará presente com ações concretas em cada área educacional. Como:
-Promover a conscientização da conservação do patrimônio público escolar.
-Conhecer, valorizar e vivenciar ações culturais presentes na cultura regional.
-Proporcionar meios de interação e respeito com o profissional de educação.
-Despertar através da música e da dança o interesse por outras atividades.
-Envolver a família no processo ensino aprendizagem.
-Envolver a comunidade em geral para ações sociais que ajudem nas necessidades da escola.

FINALIDADE: Trabalhar a auto-estima do nosso alunado promovendo a interdisciplinaridade e ações pedagógicas, esta gincana tem por finalidade o engajamento de toda comunidade escolar. Fazendo parte do projeto (seminário) referente ao 1º semestre de 2013, contará como um instrumento avaliativo de 0 a 10 pontos em todas as disciplinas de 2013. Viabilizando um bom relacionamento entre alunos, responsáveis, professores, coordenadores, direção e demais profissionais da escola, a IV Gincana estudantil vem mais uma vez trazer temas importantes para o desenvolvimento pedagógico, onde a conservação do patrimônio público será abordada de forma coerente, assim como a cultura do nosso país, a valorização do professor, a semana da criança e a solidariedade com ações sociais, com o objetivo de promover a integração e socialização entre todos.

REALIZAÇÃO: - Abertura Oficial: 30 de agosto de 2013.
-Final: 11 de outubro de 2013

INSTRUÇÕES GERAIS

-O Projeto será lançado no inicio do ano letivo de 2013, onde deverá obedecer a ordem de datas para realização, sendo da seguinte forma:
De acordo com o planejamento a gincana será um instrumento avaliativo do 1º semestre, o aluno que não participar terá nota 0 (ZERO) no referido instrumento, sem direito a reposição de nota por parte do professor.

De: 24 a 26 de julho – Período de inscrição com os representantes de turma.
Dias 26 a 30 de julho – data final para entrega da inscrição junto à direção do projeto (Dir. Carla).
Dia 30 de agosto – 1ª etapa e Abertura oficial – Cultura Regional (São João fora de época).
De: 26/07 a 11 de outubro – Realização do projeto.
Dia 11 de outubro – 2ª etapa e final da IV Gincana estudantil.

-Cada turma será representada por uma cor escolhida mediante sorteio. Onde todos deverão em todas as etapas da gincana estar caracterizados com uma camisa da cor escolhida, mesmo que seja lisa.
-Cada equipe deverá ter um mascote que represente sua turma, onde a homenagem deverá ser a criança brasileira. Poderá ser exposto em cartaz, faixa, boneco confeccionado com material reciclado ou na camisa da turma.
-Cada equipe deverá ter um grito de guerra de acordo com o tema proposto.
-Não será permitido o uso de fogos de artifício, papel picado ou qualquer instrumento musical nas culminâncias do projeto.
-A turma será acompanhada por um ou dois coordenadores que serão professores da referida turma.
-As notas poderão sair individuais no final do processo de acordo com relatórios que serão pedidos em formulários próprios entregues aos líderes do projeto. Lembrando que o projeto requer participação de todos e não apenas dos representantes de sala ou líderes de ações.

SUGESTÕES

Pensando em facilitar o andamento do projeto promovendo a interação entre todos segue algumas sugestões para um bom desempenho do projeto.
1- Conte quantas atividades serão realizadas e divida a turma em grupos que possam ficar com determinadas tarefas.
2- Cada grupo deve ter prazos e fazer seus relatórios individuais.
3- Cobre dos grupos o planejamento e execução das tarefas.
4- Sempre anotar os grupos que estão fora do prazo ou descumprindo as tarefas.
5- Comunique ao coordenador da turma a falta de compromisso de algum grupo para não prejudicar toda a turma.
6-Na hora da divisão das tarefas tente fazer um processo democrático, por votação para que os grupos trabalhem aquilo que tem mais afinidade.

PONTUAÇÃO

Cada tarefa terá uma pontuação exclusiva que deverá ser contabilizada por “estrelas”, lembrando que as estrelas serão dadas conforme a realização da tarefa, sendo fracionada caso a tarefa não seja bem executada.
Ex. Tarefa: Mascote = 5
Sendo assim, a equipe que tiver mais estrelas será a vencedora, ficando a pontuação do instrumento da seguinte maneira:
1º Lugar: 10 pontos 9º Lugar: 6 pontos
2º Lugar: 9,5 pontos 10º Lugar: 5,5 pontos
3º Lugar: 9 pontos 11º Lugar: 5 pontos
4º Lugar: 8,5 pontos 12º Lugar: 4,5 pontos
5º Lugar: 8 pontos 13º Lugar: 4 pontos
6º Lugar: 7,5 pontos 14º Lugar: 3,5 pontos
7º Lugar: 7 pontos 15º Lugar: 3 pontos
8º Lugar: 6,5 pontos

OBS: De acordo com a participação individual de cada um as notas poderão sair diferentes de acordo com os relatórios entregues. E o aluno não participativo poderá ficar com a nota 0 (ZERO) mesmo estando inscrito na gincana.


TAREFAS

1-INSCRIÇÃO: 75% da turma inscrita – 1

2-REGISTRO DE AÇÕES – 7
A turma deverá registrar com fotos e fatos todas as etapas da gincana, ou seja, deverá fazer um mural expositivo com todas as fotos de realização (as cenas deverão ter legendas). Apresentar na final da gincana.

3-MASCOTE DA TURMA – 5
-A turma deverá criar um mascote infantil para representar sua turma, sendo exposto em cartaz ou na camisa da turma.
Obs. A camisa poderá ser dispensada na abertura, tendo em vista que a turma deverá está caracterizada com o tema de abertura.

4-LIXEIRA COM TEMA INFANTIL – 3
-A turma terá até o dia 09 de agosto para apresentar e colocar na sala de aula uma lixeira com tema alegre e infantil seguindo as medidas matemática dadas.
Medidas: 25 x 30 cm de diâmetro e 30 cm de altura.

5-FRASE DE INCENTIVO – 3
-Até dia 23 de agosto a turma deverá criar e expor em sua sala de aula uma frase de incentivo a conservação do patrimônio público escolar.

6-CONSERVAÇÃO DA SALA DE AULA – 55
-A partir do dia 29 de julho, a sala de aula deverá estar sempre limpa e organizada. Conscientizando a todos que lugar de lixo é na lixeira e que as carteiras devem estar arrumadas. Cada dia valerá 1 , o descumprimento de qualquer dia implicará na perda de (-1 )
7-HORTA ESCOLAR – 40
-Trabalhando essa tarefa com seriedade no ano de 2013, teremos um professor exclusivo e conhecedor do processo nesta tarefa, onde cada turma deverá disponibilizar apenas 10 alunos (onde deverão permanecer os mesmos 10 alunos até o fim) para dar andamento à horta escolar. O professor Thiago será o responsável e fará um horário especial com esses alunos para andamento dessa atividade.

8-DIA “E” DO EMCAPAMENTO DO LIVRO DIDÁTICO – 5 (por porcentagem)
-No dia “E”, a turma deverá apresentar um cartaz informativo retratando a importância do livro didático na escola e expor nos corredores da mesma.
-Dia 03 de agosto, será o dia “E”, as turmas deverão apresentar os livros didáticos do ano letivo 2013 devidamente encapados e identificados com disciplina, nome do aluno, série e turma, e ano de uso. As estrelas serão contabilizadas por porcentagem, onde:

30% dos livros da turma- 5
50% dos livros da turma- 7
100% dos livros da turma – 10

9-DIA “L” DA LIMPEZA NA ESCOLA – 10
-Dividida em grupos exclusivos para este dia, a escola realizará um grande mutirão de limpeza e manutenção na escola, as equipes ficaram responsáveis por determinadas áreas que deverão ser lavadas, limpas e organizadas. Deixando o espaço do aluno mais agradável.(Data provável: 21/09)

10-ABERTURA OFICIAL E 1ª ETAPA - ? (Divisão feita em várias tarefas de abertura)
-Toda abertura da gincana é feita com uma grande festa de confraternização, tentando aproveitar tempos perdidos em nosso calendário à festa da IV Gincana será “São João Fora de Época do GMS”, onde nossa escola se transformará em um grande arraial. Nesta primeira etapa serão desenvolvidas inúmeras tarefas, seguem abaixo:

*Balaio Junino- (10 ) cada turma deverá doar um balaio junino, onde cada aluno participará com seu nome no sorteio do balaio. (sugestões de itens em anexo).
*Rifa junina- (10 rifas = 5 ) cada aluno(a) da turma receberá duas rifas juninas que dará direito a convidar um parente para participar da festa, cada rifa será no valor de R$ 2,00 que dará direito ao participante a concorrer ao balaio junino doado pela turma.
Obs. Prestar conta das rifas até dia 23 de agosto.
*Caracterização da turma- (5 )de acordo com o tema da festa a turma deverá vir caracterizada.
*Ornamentação- (3 ) a turma deverá enfeitar o local da festa de acordo com tema, com enfeites da época e 30m de bandeirolas.
*Cidade cenográfica- (10) cada turma terá uma tarefa própria da cidade cenográfica, onde a intenção é montar uma cidade cenográfica de interior que representa os festejos juninos. Ficando distribuída através de sorteio mediante inscrição. A cidade terá:
1 igreja
1 casa de forró
1 casa de farinha
1 cemitério
1 prefeitura
1 farmácia
1 delegacia
1 escola
1 hospital
1 casa da vovó
1 barraca de argolinha
1 barraca de tiro ao alvo
1 barraca do beijo
1 barraca de refrigerante e água
2 barracas de comidas típicas

*Apresentação junina- (20 )
-Através de sorteio, cada turma deverá fazer uma apresentação junina de acordo com os estados do nordeste + a cidade de Maceió. A turma deverá fazer a pesquisa sobre esse tipo de cultura na época junina para explicar antes de cada apresentação e entregar o trabalho escrito a coordenação da gincana... Essa pesquisa valerá 2 , o trabalho escrito 8 e a apresentação 10 .
Os estados e a cidade deverão ser conhecidos pela turma através de sorteio no ato da inscrição. Cada apresentação deverá ser de no máximo 10 min. Ultrapassando esse limite a equipe poderá perder estrelas. (OBS: A turma deverá informar a coordenação da gincana à apresentação escolhida).
*Casal Matuto- (5 )A turma deverá apresentar um casal de matutos para o concurso Casal Matuto GMS 2013; valerá a criatividade e caracterização.
*Concurso de forró- ( 5 )A turma deverá trazer um casal de pais (de alunos da turma) para participar do concurso de forró (deverá está caracterizado de acordo com a época).
*Ser Feliz não tem idade – (5 ) Cada turma deverá trazer uma pessoa idosa da comunidade caracterizada de matuta junina para concorrer a matuta da terceira idade mais bonita.
*Apresentação de um prato junino- (3 ) Cada turma trará um prato culinário da época junina para apreciação dos jurados e professores, havendo um concurso de prato junino 2013.

ATENÇÃO

Ao final das apresentações as turmas deverão deixar o local limpo e organizado.

2ª ETAPA E FINAL DA GINCANA

11-DANÇA COLETIVA ou MUSICAL DE ACORDO COM UMA CULTURA DE UM ESTADO BRASILEIRO– (10 ) Cada turma deverá pesquisar sobre a dança ou música típica de um estado do Brasil para apresentar, a escolha será livre ficando o estado do Brasil que chegar primeiro no ato da inscrição. (tempo min. De 3 min e máx. De 10 min.)

12-CARICATURA DO PROFESSOR – (5 ) Cada turma deverá trazer caricaturado a figura de um professor da escola, fazendo uma pequena homenagem a esses profissionais, poderá ser em cartolina, papel 40kg ou similar, contanto que fique visível para todos.

13-APRESENTAÇÃO INFANTIL - ( 20 )Em homenagem a semana da criança, as turmas deverão escolher uma história infantil e fazer uma apresentação, a escolha será livre tendo como opção, teatro, apresentação circense, musical infantil etc. Que seja de acordo com o universo infantil. (Duração: máx. 10min. e min. 3Min.).

14-PAINEL DE RESPEITO A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE – (10 ) Cada turma deverá criar um painel com uma mensagem criativa sobre a criança e ao adolescente. Deverá ser exposto de forma visível para todos.

15-AÇÃO SOCIAL – ( ? )Criança que brinca. Visando o mundo infantil, as turmas deverão arrecadar brinquedos novos ou usados(em bom estado) para doação a crianças carentes da comunidade. A cada 10 brinquedos 5 .

16-BAÚ DO CONHECIMENTO - ( 2 ) Um baú contendo questões de todas as disciplinas estudadas até a data de 11 de outubro em sala de aula será colocada em um baú, onde acontecerá sorteio para uma banca de 3 alunos responder no tempo pré-estabelecido pela comissão de acordo com a questão. Cada acerto ganhará 2 estrelas.

17- TAREFAS SURPREZAS – ( ? )
-Poderão ocorrer no decorrer da gincana tarefas surpresas. Fiquem ligados!

DATAS DAS CULMINÂNCIAS


1)Dia “E” (Encapamento do livro didático) – 10/08 – 8h

2)Abertura Oficial (1º São João fora de época do GMS) – 30/08 – 13h

3)Dia “L” (limpeza coletiva) – 21/09 – 8h

4)Final da Gincana – 11/10 – 8h


ATENÇÃO: Havendo necessidade algumas datas poderão sofrer alterações com aviso prévio.


Boa sorte a todos e sucesso!

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